O básico sobre emagrecimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O básico sobre emagrecimento

Mensagem  paruvitu em Sex Mar 09, 2012 7:59 pm

Tratamento Multidisciplinar da Obesidade
A obesidade é uma doença com proporções pandêmicas. Isso é, sua prevalência está aumentando mundialmente. Mudanças na dieta, estilo de vida e tipos de atividade física tem seu papel importante para diminuição e controle de peso. Infelizmente a grande maioria das pessoas tem maior consideração com hábitos culturais do que suas necessidades nutricionais reais.
Alimentação adequada é o básico! Por outro lado, também não adianta mudar a alimentação e não sair do sedentarismo.

*Mesmo a cirurgia bariátrica, indicada para casos graves de obesidade onde o paciente é resistente aos outros tratamentos, tem ótimos resultados nos primeiros dois anos pós-cirurgia. Mas com o tempo, os pacientes recuperarem boa parte do peso perdido num prazo de 5 anos.

A melhor maneira de emagrecer, com o mínimo de ética e saúde, é unir a prática regular de atividades físicas com uma alimentação vegana saudável.


SEGUEM 20 DICAS BÁSICAS: 10 sobre exercícios + 10 sobre alimentação
*mesmo pra quem quer perder só aquela barriguinha chata

EXERCÍCIOS

1. Antes de iniciar um programa de atividades físicas, procure um médico para saber se o seu organismo esta preparado para o esforço. É considerada Atividade Física qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Pessoas com problemas cardiovasculares precisam ter atenção especial.

2. Mínimo de 300 minutos semanais de atividade física para a perda e manutenção de peso. O que representa 60 minutos cinco vezes por semana.

3. Pra quem estava sedentário, a caminhada é uma das melhores formas de começar a praticar esporte. Ela queima calorias, estimula a musculatura e o sistema cardiorrespiratório, e pode ser feita em qualquer lugar. É importante para a 1ª e 2ª semanas.

4. Quanto maior o número de músculos envolvidos no gesto esportivo, mais calorias serão gastas. Exemplo: a corrida gasta mais calorias do que a bicicleta.

5. Alternar atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e curta duração com atividades aeróbicas de baixa intensidade com longa duração é a melhor maneira para estimular a queima de gordura em nosso organismo.

6. A musculação é ótima para ajudar no emagrecimento. O ganho de massa muscular faz com que o nosso organismo gaste mais calorias para se manter.

7. O profissional de Educação Física poderá te orientar, prescrever e evoluir de forma segura um programa de treinamento. Uma boa orientação acelera os resultados e reduz a chance de desistência. *Infelizmente a maioria desses profissionais ainda não sabe nada sobre veganismo, portanto o que importa deles é mais a orientação dos exercícios e não a parte alimentar. Fique atento.

8. A exposição ao sol de 20 minutos diários é saudável pois a síntese de vitamina D ativa o metabolismo. O período ideal pra tomar sol (para nós aqui do Brasil) é das 10h as 15h. Não há risco de cancer de pele pois são só 20 minutos por dia dentro desse período mencionado. Não pode estar nublado, nem com muita roupa. De preferencia fique de bermuda, sem camiseta e nada tomar sol atrás de vidro, pois o vidro deixa passar só o UVA, não o UVB. Não pode usar filtro solar. Um simples filtro fator 8 já bloqueia em mais de 95% a síntese de vitamina D.

9. Irá notar maior diferença na balança nos primeiros 3 meses de atividade, principalmente se você era sedentário. Após 1 ano realizando a mesma rotina de treinamento o processo de emagrecimento diminui muito. Portanto diversifique os treinos, evolua-os conforme o seu organismo for se acostumando com os estímulos.

10. Após chegar no ideal, mantenha 60% da rotina, caso contrário poderá engordar novamente (efeito sanfona).


ALIMENTAÇÃO

1. Mesmo dentro do veganismo existem inúmeras vertentes de dietas. O link a seguir mostra os alimentos e as quantias que garantem a integridade de sua saúde:
http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/281577_189479374450051_100001639685116_500527_2326963_n.jpg

2. Tenha atenção aos líquidos que entram em seu corpo. Beba no mínimo 1,5 litro de água (sem gás) ao dia, o que dá uns 8 copos. Evite industrializados, não beba refrigerantes nem sucos com açúcar. Não beba nenhum tipo de bebida alcoólica. O álcool inibe o processo emagrecimento. Seu corpo estará ocupado em lutar contra o álcool e não contra as gorduras.

3. Corte o açúcar, principalmente o açúcar branco. Esqueça os doces. Não se engane! Substitua pela fruta da sua preferência.

4. Diminua a ingestão de sal (sódio). Fique atento, muitos industrializados (inclusive os doces) vem com sódio. Abandone também alimentos enlatados. A recomendação do total de sódio diário por pessoa é de 2,4g. Muito sal retém líquidos no organismo, além de prejudicar o funcionamento dos rins.

5. Evite gorduras processadas como a gordura hidrogenada, trans, etc. O índice de gorduras saturadas são menores na alimentação vegana. A ausencia de lactose e colesterol, presente só em alimentos de origem animal, também colabora bastante para redução de gordura.

6. Não coma frituras de todo tipo. Prefira assados e crús. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

7. Sempre que possível, alimente-se de orgânicos e integrais. Esses alimentos podem ser consumidos em menores quantias comparados aos convencionais, pois saciam mais por serem muito ricos em nutrientes. Alimentos crús e germinados ajudam muito. Coma fibras pela manhã.

8. Se teu objetivo é melhorar os músculos e perder gordura, ingira proteína vegetal em todas suas refeições diárias e manere nos carboidratos.

9. Não coma depois das 21h, e muito menos de madrugada. O corpo precisa descançar ao invés de trabalhar digerindo alimentos enquanto você dorme. Seja amigo de seu metabolismo, estipule horários para as refeições.

10. Durma de 8 a 10 horas por dia. Descançar é fundamental.
avatar
paruvitu
Admin

Mensagens : 124
Data de inscrição : 05/03/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum