Five Fingers - A luva dos pés

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Five Fingers - A luva dos pés

Mensagem  paruvitu em Sex Mar 09, 2012 8:31 pm

Olhei alguns modelos desses calçados e gostei da ideia, ainda n tenho, mas to pensando, olhei as composições e parecem ser inteiramente sintéticos. Mas é bom dar uma ligada pro SAC pra ter certeza.


Como Correr Descalço (Ou Quase): Vibram Five Fingers (copiado do transpirando.com)


Já a algum tempo eu leio sobre lesões e o que as motiva. Como ainda não estou totalmente curado da minha síndrome do trato iliotibial, sempre procuro na Internet alguma coisa que possa explicar porque os corredores têm tantas lesões. Nunca vi uma quantidade tão grande de problemas em outros esportes, e olha que já fiz vários deles.


Já a algum tempo ouvi o Brett, do ZenTriatlhon falar sobre correr descalço. Não dei muita bola mas continuei a acompanhar o seu podcast, que é ótimo, por sinal. Um tempo depois comecei a acompanha-lo no twitter (@zentriathlon) e foi pelo seu intermédio que conheci o @barefootted.

Este cara, o Ted, é um dos adeptos da corrida descalço. A ideia básica deste grupo de pessoas que defende correr sem tênis é que os nossos pés sofreram milhões de anos de evolução e os sapatos e tênis os estão estragando, gerações após gerações. Deixo claro que não sei até que ponto isso é bom ou prejudicial, mas a teoria é interessante.

Veja um pequeno vídeo (4s) mostrando a diferença entre a maneira de se tocar o solo de tênis e descalço:


O modo de se dar uma passada, tocando antes o calcanhar no chão, veio com o advento dos calçados. Tente ficar descalço e correr tocando primeiro o calcanhar. Você irá parar nos primeiros metros, ou, se for um pouco inteligente, começará a adaptar a sua passada para um toque da planta do pé, ao invés do calcanhar. Aí vêm mais uma teoria: se os animais não usam calçados, como conseguem correr tanto e por tanto tempo?

A ideia de correr descalço realmente não me agrada, especialmente por causa de problemas como pedras, cacos de vidro ou arranhões. Mas calçados como o Vibram Five Fingers (e outros similares) me parece ser uma boa opção. Em todos os blogs e fóruns que li eles sugerem uma adaptação longa e gradual. Nada de colocar um destes e querer sair correndo 10 quilômetros por aí. E mesmo se você tentar correr na praia, que me parece um dos locais ideais para não se usar nenhum tipo de calçado, não abuse.


Lembro de tentar correr na praia, em torno de um ano atrás, em em menos de dois quilômetros tive que desistir pois a sola do meu pé já estava reclamando. Não por causa do impacto, mas porque ela não estava acostumada com o simples roçar da areia. Num mundo tão automatizado como o que vivemos, não temos mais um contato de nosso corpo de maneira tão explícita com a natureza, e daí ele sente.



O Vibram Five Fingers foi eleito pela revista Time uma das melhores invenções de 2007. Além disso apareceu no New York Times com o sugestivo título “Como estragamos nossos pés a cada passo que damos” e também na Wired.

Segundo um artigo de Amby Burfoot, na Runner’s World americana, correr descalço era bem comum até algumas décadas atrás, até mesmo para atletas olímpicos. Com a chegada da grande indústria dos tênis de corrida, isso acabou ficando no esquecimento.

avatar
paruvitu
Admin

Mensagens : 124
Data de inscrição : 05/03/2012
Idade : 31
Localização : Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum